domingo, 22 de novembro de 2009

Fim de ano é na......!!!!!

Término de ano é sempre uma época complicada.

Para aqueles que se planejam durante todo o ano, são duas as perspectivas no mês de dezembro: no balanço final, a satisfação por haver cumprido os objetivos do fim do ano ou; a frustração de ver as metas se afundando água abaixo.

Se por um lado o planejamento anual é importante, por outro, é bom não deixá-lo como uma camisa de força. Este ano por exemplo eu tinha estabalecido que até o fim do ano teria casa, filhos, um companheiro e um bom trabalho. Nem um destes planos funcionou tal como eu queria! Porém, o que eu consegui foi - em termos - mais promissor do que havia delineado.

Vi, por exemplo que o mundo não acaba se algo muito importante não dá certo...isso é só o anúncio de um novo começo, que talvez tenha um final muito melhor.

Fiz coisas que jamais imaginei que faria: conheci o Nordeste, voltei a dançar, descobri que não sou capaz de me submeter a qualquer opinião e que esmolas não pagam meu trabalho.

No entanto, o fim de ano ainda assim pesa: pesa não pela correria em cumprir os compromissos, mas sim pela atmosfera católica que, via de regra, nos condena a ter esta e aquela conduta. A pressão da moral, a família que sutil e incoscientemente cobra aquilo que não se pode dar.

No fim somos todos cegos andando na direção do abismo. E ainda assim fingimos que temos o controle sobre os nossos destinos ou que Um Deus misericordioso nos guiará no bom caminho e nos salvará dos ímpios: a cada dia acredito menos nisso. A sensação que dá é que, do planeta Terra, Deus se demitiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário